• Pela 1ª vez
  •   |  Edição:  2332
  •   |  01.Aug.14 - 16:44
  •   |  Atualizado em 01.Aug.14 - 21:20
O retrato do Brasil que vai às urnas
por Antonio Carlos Prado e Elaine Ortiz

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou um abrangente perfil social e econômico do Brasil que vai às urnas daqui a dois meses. O Brasil que sairá dessas urnas (os candidatos eleitos) refletirá, portanto, tal perfil, que envolve 142,8 milhões de eleitores em todo o País. E há relevantes novidades. Pela primeira vez, por exemplo, o número de votantes com estudo superior supera o de analfabetos: 8 milhões e 7,4 milhões, respectivamente. Em 2010 deu-se o inverso: 7,8 milhões não sabiam ler nem escrever, enquanto 6,2 milhões dos que votaram possuíam diploma universitário. Outros fatos novos referem-se às mulheres e aos jovens na faixa etária entre 16 e 17 anos (voto não obrigatório). As mulheres são maioria no universo de votantes: 52,2%. Quanto aos jovens registrou-se queda de 31,5% – eles eram 2,4 milhões em 2010, hoje são 1,6 milhão. O fenômeno revela considerável grau de incredulidade dessa faixa etária com a política e os políticos em geral.

 

Editorial
REAJUSTE DE PREÇOS A CAMINHO

A conta da energia e da falta de água se aproxima do consumidor na proporção direta da chegada das eleições. Em ambos os casos, água e luz, há um passivo enorme a ser conhecido por quem de direito somente após o...


Últimas Entrevistas

Elisa Sanzi 01.Ago.2014
Ignacio Berdugo 25.Jul.2014



ISTOÉ Multimídia

O Brasil sediou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Balonismo, em Rio Claro, interior de São Paulo. Conheça esse esporte, tão belo quanto caro.

Ouça a música "É Corpo, É Alma, É Religião"

Ouça a música "Brand New"

Ouça a música "Blue Moon" do novo álbum


COLUNAS E BLOGS